Saiba como medir a pressão arterial corretamente em casa
A pressão arterial é um dos marcadores de saúde mais importantes no ser humano. Isso porque as doenças cardiológicas e vasculares são a causa número 1 de mortes no mundo , nas quais a pressão, quando alta, tem um impacto gigantesco.
Portanto, medir a pressão em casa pode ser um bom hábito, desde que o procedimento seja feito da maneira correta e tomando uma série de cuidados.
Inicialmente, é preciso saber que a medida da pressão arterial pode ser feita em casa, utilizando um aparelho colocado sobre o braço ou no pulso. Ambos os aparelhos são eficazes e seguros, cabendo a escolha às preferências de cada indivíduo.
Esses aparelhos eletrônicos de aferir pressão podem ser adquiridos em farmácias e não costumam custar muito caro. Assim, se você tem ou mora com alguém que tenha doenças relacionada à pressão arterial (como hipertensão, por exemplo), adquirir um desses aparelhos pode ser um bom investimento.
Contudo, antes de começar a aferir a pressão, é importante seguir algumas recomendações. Confira a seguir.
Recomendações antes de medir a pressão arterial
Algumas recomendações são imprescindíveis antes de medir a pressão são fundamentais, pois podem influenciar nos números, levando a falsos resultados. São exemplos:
- Não fumar nem consumir bebidas alcoólicas 30 minutos antes;
- Não praticar atividade física 1 hora antes;
- Esvaziar a bexiga antes;
- Estar em repouso de 5 a 10 minutos antes de aferir a pressão.
A seguir, deve-se seguir este passo a passo, a fim de aferir corretamente a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico.
1. Sente-se
Posicione-se sentado, de maneira ereta, em uma cadeira ou cama, de modo que as pernas formem um ângulo de 90 graus. Mantenha o braço apoiado em uma superfície e mantenha a palma da mão virada para cima.
2. Posicione seu aparelho
Se seu aparelho for de medir a pressão no braço, posicione a braçadeira 3 dedos acima do cotovelo e aperte o botão para começar a inflar a braçadeira.
Já se o aparelho for desenhado para uso no pulso, posicione-o corretamente, com o visor voltado para cima.
3. Mantenha-se relaxado
Enquanto o aparelho infla para fazer a medição, procure-se manter relaxado, sem se movimentar e respirando calmamente.
4. Observe os resultados
Quando o aparelho começar a desinflar, os resultados devem aparecer no monitor. O primeiro número é o que indica a pressão sistólica , ou seja, quando o coração faz a força imediata para o sangue percorrer o corpo. É também chamada de pressão máxima.
O segundo número representa a pressão diastólica , também chamada de pressão mínima.
Alguns aparelhos também apresentam um terceiro número, que é o número de batimentos cardíacos, também chamado de frequência cardíaca.
Resultados de pressão normal giram em torno de valores mais baixos que 120 por 80, popularmente chamado de 12 por 8 . No entanto, valores acima destes também podem ser considerados normais, conforme avaliação do médico cardiologista.
Via de regra, registre seus valores e busque orientação médica se você apresentar valores mais altos ou mais baixos do que 120 por 80. Além disso, nunca suspenda os medicamentos que você toma regularmente.
A hipertensão é uma doença que exige cuidado e atenção. Somente um bom médico cardiologista poderá diagnosticar e tratar corretamente as alterações de pressão. Portanto, se tiver qualquer dúvida, agende uma consulta e converse sobre os seus resultados de pressão recentes e/ou demais sintomas cardiovasculares.
The post Saiba como medir a pressão arterial corretamente em casa first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Saiba como medir a pressão arterial corretamente em casa aparece primeiro em Abreu Cardiologia.